UNIFIO realizou XIX Semana de Psicologia

Alunos de Psicologia

O Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO realizou, no período de 25 a 29 de agosto, a XIX Semana de Psicologia da UNIFIO. O evento direcionado a toda a comunidade acadêmica revisitou os caminhos percorridos pelo curso desde sua criação.

Com o tema “Memórias da Psicologia UNIFIO – rumo a duas décadas de história”, a edição 2025 teve como proposta celebrar as experiências, os aprendizados e os desafios que moldaram a identidade do curso e de seus sujeitos ao longo do tempo.

Ao longo de quase vinte anos, a Psicologia no UNIFIO foi palco de importantes transformações: mudanças curriculares, expansão de campos de estágio, criação de projetos de extensão, articulações com a rede de saúde mental e uma crescente produção científica. Mais que um acúmulo de práticas, o curso consolidou uma trajetória que valoriza o compromisso social da Psicologia, a escuta qualificada e o diálogo com as demandas do território.

A programação da semana foi marcada por atividades que resgataram essas memórias vividas coletivamente: mesas com egressos, oficinas temáticas, vivências formativas, exposições de projetos históricos e momentos de encontro entre diferentes gerações de estudantes, docentes e profissionais. Foi uma oportunidade não apenas de rememorar o passado, mas de compreender como ele se entrelaça com o presente e impulsiona novos sentidos para o futuro da Psicologia na instituição.

“Celebrar a memória é também reconhecer os afetos, os conflitos, os avanços e as resistências que sustentam a formação em Psicologia. Nesta XIX edição, reafirmamos o nosso compromisso com uma Psicologia crítica, comprometida com os direitos humanos, com a diversidade e com a transformação social” afirmou o coordenador do Curso professor Felipe Ferreira Pinto.

XIX Semana de Psicologia teve intensa programação

No dia 25 de agosto, foram realizadas duas mesas redondas. A primeira apresentou o tema: “Formar e transformar: clínica, políticas públicas e saúde coletiva na trajetória da Psicologia: diferentes olhares e aproximações possíveis no cuidado ao sofrimento”, com a participação da Dra. Paula Fiocchi, Dr. Maico Costa, Ma. Damaris Bezerra de Lima e Ma. Patricia Hobold Meurer.

A segunda mesa versou sobre o tema: “Diálogos sobre pesquisa, clínica e processos de gestão do trabalho na formação da(o) psicóloga(o): da proposta político pedagógica a formação ético-política: o que já fizemos na UNIFIO e as apostas que nos acompanham atualmente “, com a participação do Dr. Matheus Fernandes de Castro, Ma. Suédina Brizola Rogato e Dr. Fabio Sagula de Oliveira.

No dia 26 de agosto foram realizados vários minicursos:”Do berço ao divã: A constituição do vínculo nos primórdios do nascimento e a clínica psicanalítica”, com Amanda Zedan de Carvalho;”A clínica das psicoses na prática. Lou(cura) como Cuidado”, com Rhuan Felipe Salles e Amanda Fantineli;”Práticas de atendimento e o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, com Lídia Neves Miranda;“Entre o tempo e o cuidado: o psicólogo no espaço do hospitalar de longa permanência”, com Flávia Regina Bertinatti Vara Formagio;“Psicopedagogia Clínica: Contribuições para a Prática Psicológica. Como identificar e intervir em dificuldades de aprendizagem a partir do olhar psicopedagógico”, com Natalia Sancevini De Campos Tojeiro;“Entre a Rua e o Lar: Políticas públicas e a construção de caminhos para a garantia de direitos à população em situação de rua”, com Camila Silva Beguetto;“Acompanhante Terapêutica no Cuidado com Crianças Autistas”, com Mariana Guedes Cubas;”Memórias e Pesquisas em Psicologia: percursos e práticas”com Luiz Daldegan;“A psicologia no contexto hospitalar: da prevenção ao cuidado às urgências”,com Janaína Coral;”Neuropsicologia nos transtornos por uso de substâncias”, com Beatriz Perini;“Metas e adoecimento: a psicologia frente à precarização das relações de trabalho na contemporaneidade”, com Sabrina Alvarenga Gotardi e“O Chão que Pisei: Trajetória e Vivências de uma psicóloga no SUAS”, com Amanda Carreira.

Professor Felipe e palestrantes

No dia 27 de agosto foram realizadas duas mesas redondas: “Novos olhares na formação: arte, subjetividade e direitos humanos na Psicologia”. Como essas questões aparecem no fazer teórico-técnico dentro e fora da sala de aula? “, com Dra.  Deborah Karolina Perez, Me. Caio Andrêo Silva e Dra. Mayara Aparecida Bonora Freire e”A(o) psicóloga(o) e o mundo do trabalho: mudanças, desafios e a ética na formação”. Quem são as trabalhadoras(es) que formamos na UNIFIO? o que compreendemos por trabalho na atualidade?”, com

Ma. Marcia Cristina Pigato, Dr. Marcos Shiozaki e Dr. Matheus Viana Braz.

Tambem teve apresentação cultural CAPS II de Ourinhos  

Rap e improviso, com Márcio Faustino do Santos e a peça: “Circo Artes Para sorrir, maior espetáculo do Universo”. Teatro do Comprimido.

No dia 28 de agosto, teve mesa redonda: “A Psicologia que temos e a Psicologia que queremos: novas perspectivas teórico-técnicas para a formação de Psicólogas(os) na UNIFIO”, com a Dra. Bruna Benicio Rodrigues, Dr. Flávio Ribeiro de Oliveira e Ms. Marcos Antonio Hoffmann Nunes e apresentação de trabalhosresultados das pesquisas de docentes e estudantes da UNIFIO e de outras instituições de Ensino, bem como de pesquisadores e trabalhadores de Ourinhos e região.

Encerrando a semana, no dia 29 de agosto, foi realizada conferência(online) sobre o tema: Psicologia do esporte, com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia do Esporte – GRUPE – do curso de Psicologia do UNIFIO.

Coordenador do Curso professor Felipe Ferreira Pinto
Evento foi realizado no Anfiteatro III

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente