Paraná é atingido por vendavais e granizo na quarta-feira (12) e tempo severo deve persistir até o fim da semana

Foto: @TempoOeste/X/ND
Após os três tornados simultâneos que deixaram sete mortos e mais de 750 feridos, o Paraná teve novos estragos na quarta-feira (12). O estado foi atingido por temporais com ventos intensos e queda de granizo.
A Defesa Civil havia alertado para a nova tempestade no Paraná. Segundo o capitão Marcos Vidal, os temporais devem perdurar até sexta-feira (14), mas serão mais brandas do que o fenômeno que devastou cidades paranaenses há uma semana.
“É importante, principalmente, para Rio Bonito do Iguaçu e as localidades próximas que foram afetadas para se acalmarem e entenderem que essa tempestade vai ser mais branda. Mas, lógico, sempre busque uma edificação segura para permanecer e não fique exposto às tempestades”, recomendou o capitão.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registrou rajadas de vento entre 50 e 70 km/h na quarta-feira. A cidade com maior volume de chuva foi Foz do Iguaçu, com 57,6 mm, e os ventos sopraram mais forte em Cascavel, chegando a 69,1 km/h.

Nova tempestade no Paraná provoca estragos uma semana após tornados destrutivos
Foto: Reprodução/Ivan Fuquini/Diário do Noroeste
O Paraná ainda pode ser atingido por um novo ciclone até o fim do mês. Climatologistas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) preveem a formação do fenômeno no dia 19, o que deve impulsionar uma frente fria aos três estados da região Sul.
Nesta quinta-feira (13), Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta laranja para tempestade. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva pode chegar a 100 mm por dia e os ventos a 100 km/h.
Vídeos mostram impactos da nova tempestade no Paraná
Vídeo: @TempoOeste/X/ND
FONTE: ND+











