
Nirsevimabe, anticorpo monoclonal oferecido no SUS, protege prematuros e bebês com comorbidades contra bronquiolite causada pelo VSR
A partir deste mês, bebês prematuros e crianças pequenas com comorbidades passam a ter acesso, pelo Sistema Único de saúde (SUS), a uma nova forma de proteção contra a bronquiolite.
O medicamento disponibilizado é o nirsevimabe, indicado para ampliar a defesa contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por bronquiolite e pneumonia nesta faixa etária.
O nirsevimabe (Beyfortus) é um anticorpo monoclonal, que atua oferecendo proteção imediata, sem depender da resposta do organismo do bebê para produzir anticorpos.
Leia também:

Quem pode receber o imunizante?
A aplicação é destinada a prematuros, considerados aqueles nascidos com menos de 37 semanas de gestação, e a crianças de até 2 anos com condições de saúde que aumentam o risco de complicações, como cardiopatias congênitas, doença pulmonar crônica da prematuridade, fibrose cística, imunossupressão grave e síndrome de Down.
O SUS já oferece vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, garantindo proteção aos recém-nascidos desde os primeiros dias de vida.
Fonte Original: Metrópoles










