Vigilância Sanitária notifica estabelecimento e polícia Civil poderá fazer apreensão de bebidas em estabelecimento suspeito de adulteração

Na tarde de segunda-feira, 06, a Santa Casa de Ourinhos confirmou a informação de que quatro pessoas receberam atendimento médico, no último final de semana, cujos casos foram notificados como suspeitos de intoxicação por metanol.
A reportagem do Tribuna Ourinhense entrou em contato com a Vigilância Sanitária e obteve a informação que somente uma das pessoas consumiu bebida em um estabelecimento de Ourinhos e os outros três consumiram bebida alcoólica em cidades do Paraná, cujos respectivos departamentos de Vigilância Sanitária já foram notificados.
De acordo com a Vigilância Sanitária, membros da equipe estiveram no estabelecimento de Ourinhos na tarde de segunda-feira (06), a fim de notificar seu proprietário, porém o local estava fechado.
Nota da Secretaria de saúde
No final da tarde de segunda-feira, a secretaria municipal de Saúde divulgou uma nota oficial à imprensa, a fim de esclarecer o caso e explicar os procedimentos que serão realizados. Leia abaixo, a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, informa que quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol foram atendidos recentemente na Santa Casa de Ourinhos.
Os pacientes — um homem de 36 anos e três mulheres, com idades de 21, 28 e 33 anos — apresentaram sintomas leves, realizaram exames laboratoriais de rotina e foram liberados após avaliação médica, sem evolução para quadros graves.
De acordo com o protocolo estadual, as amostras de sangue coletadas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência para confirmação da presença de metanol no sangue.
A Vigilância Sanitária Municipal esteve no estabelecimento citado durante a investigação para a fiscalização e adoção de medidas previstas no protocolo estadual de segurança sanitária, porém encontrou o estabelecimento fechado.
Ainda segundo a investigação preliminar, três dos casos tiveram ingestão de bebida alcoólica fora do município de Ourinhos, em cidades do estado do Paraná, que já foram oficialmente comunicadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica local.
As ações de fiscalização seguem orientações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, que determinam a inspeção de estabelecimentos varejistas e atacadistas de bebidas relacionados a casos suspeitos, com possível apoio da Polícia Civil para apreensão de produtos e envio à Polícia Científica.
Nos locais onde há consumo de bebidas alcoólicas, como adegas, pode ser aplicada interdição cautelar total do estabelecimento, conforme prevê a Lei Estadual nº 10.083/1998.
Já nos casos de distribuição ou revenda de bebidas, sem consumo no local, a interdição parcial se restringe às bebidas destiladas (como gim, vodka, whisky e cachaça), utilizando o princípio da precaução. Produtos como cerveja, refrigerantes, sucos e energéticos não são alvo das medidas, por não apresentarem risco relacionado à contaminação por metanol.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população somente consuma bebidas alcoólicas de procedência conhecida, evitando produtos de origem duvidosa, sem rótulo ou selo fiscal”.
BOX:
País têm 225 notificações, 2 mortes confirmadas e 13 óbitos em investigação
O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite de domingo (5).
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
São 16 casos confirmados e 209 em investigação. A lista de estados com ocorrência dos casos caiu de para 13, após Bahia e Espírito Santo terem seus casos descartados. O Ceará notificou seu primeiro caso suspeito.
Desses 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação.
A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação.
Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).