
Durante a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos, realizada nesta segunda-feira, 20 de outubro, o presidente Cícero de Aquino (Cícero Investigador), apresentou uma série de requerimentos voltados à infraestrutura e drenagem urbana, reforçando a necessidade de ações urgentes da Prefeitura para evitar novos alagamentos na cidade com a chegada do período de chuvas.
Limpeza imediata de bueiros na Rua Hugo Luz
No Requerimento nº 1423/2025, Cícero solicitou informações à Secretaria de Infraestrutura e Obras sobre a realização urgente da limpeza em todos os bueiros da Rua Hugo Luz, após moradores da via terem suas casas invadidas por água durante as fortes chuvas do dia 10 de outubro.
O presidente exibiu vídeos enviados por moradores e destacou o transtorno enfrentado pelas famílias.
“Essa é a condição do morador de Ourinhos. Imagine a água chegando dentro de casa, trazendo prejuízo e contaminação. A infraestrutura do bairro está muito aquém das necessidades da população, e depois ainda sobra para o munícipe arcar com os danos e a limpeza”, criticou.


Construção de novos bueiros no Jardim Santos Dumont
Já no Requerimento nº 1428/2025, o vereador voltou a tratar da mesma região, solicitando estudos para a construção de novos bueiros na Rua Hugo Luz, no trecho entre a Rua Osmar de Vechi e a Avenida Profa. Celestina de Castro Cintra, no Jardim Santos Dumont.
Cícero alertou para o aumento das chuvas no verão e a necessidade de medidas preventivas.
“O verão promete chuvas torrenciais. É preciso fazer balanções para cortar a água, promover segurança e devolver aos moradores aquilo que pagam em impostos — e não prejuízos. O alerta está dado, a administração precisa agir com resultado”, afirmou.
Problemas também no centro da cidade
O Requerimento nº 1429/2025 tratou da limpeza dos bueiros na Rua dos Expedicionários, cruzamento com a Rua Benjamin Constant, no centro. O vereador exibiu imagens de alagamentos e criticou a falta de manutenção mesmo em regiões centrais.
“Essa é a realidade das ruas do centro da cidade, locais que jamais poderíamos ver nessa situação. As bocas de lobo estão entupidas há anos. O prefeito chegou a informar que foram limpas 300 bocas de lobo, e já solicitei que informe quais foram, porque o que vemos nas ruas mostra outra realidade”, observou.

Fiscalização sobre o “projeto inovador” da Prefeitura
Por fim, no Requerimento nº 1434/2025, Cícero pediu informações à Administração Municipal sobre quantas caixas metálicas foram instaladas nos bueiros da cidade dentro do chamado “projeto inovador para combater enchentes”, divulgado pela Prefeitura em fevereiro deste ano. O parlamentar quer saber se a medida realmente está sendo aplicada e com quais resultados.
“Estamos falando de serviços básicos, fundamentais para garantir qualidade de vida à população. São ações simples, mas que fazem diferença no dia a dia das pessoas”, concluiu o presidente.