Receitas tradicionais da festa ganham adaptações inovadoras e lúdicas, unindo humor, estética e sabor com um toque brasileiro

O Halloween, comemorado em 31 de outubro, vem ganhando espaço como uma expressão cultural e gastronômica relevante no Brasil nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa exclusiva da área de CRM&Social Listening da MBRF – responsável por marcas como Sadia, Perdigão Qualy, Claybom e Deline – a festa evoluiu de um evento de nicho para um movimento coletivo de experimentação culinária, capaz de traduzir e adaptar imaginário da festa para a cozinha brasileira de forma criativa.
Diferentemente da versão norte-americana – cujo foco são encontros privados e eventos em residências – a gastronomia inovadora e esteticamente atraente fica em evidência no Brasil. Bolos e cupcakes são os protagonistas da festa devido ao seu forte apelo visual e praticidade no preparo, representando 52% das menções relacionadas a receitas inspiradas no Halloween. O cachorro-quente (11%), batata frita (10%), tortas (8,6%) e pastel (6,5%) também estão entre os pratos que mais se destacaram, com criações divertidas como “hot dog de dedos”, “cachorro-quente de múmia”, “pastel de caixão” e “batata frita de vassoura de bruxa”.
A abóbora também foi apontada como um dos ingredientes mais marcantes do Dia das Bruxas no Brasil, com 11% das citações, presente tanto em refeições tradicionais, quanto em adaptações brasileiras. Alimento tradicional da data no exterior, a abóbora passou a funcionar como um elo entre a versão global da festa e a local, ganhando novas interpretações em receitas criativas doces e salgadas.
Redes sociais são peças-chave para expandir gastronomia da festa no Brasil
O estudo demonstrou também que, no Brasil, vivenciar o Halloween no ambiente digital é tão importante quanto celebrar a data na vida real. As redes sociais funcionam como amplificadores culturais, permitindo o compartilhamento de ideias, sabores e símbolos da festa, transformando a data em um verdadeiro ritual de conexão e pertencimento, que engaja diversas comunidades e gerações. O uso frequente de termos como “modo de preparo”, “receitas” e “ingredientes” em menções à celebração reflete um público que tem interesse não apenas em consumir, mas também em aprender, criar e se expressar por meio da gastronomia.

Plataformas de conteúdos visuais lideram as menções, ditando tendências e incentivando a criação coletiva por meio de uma linguagem acessível e formatos dinâmicos, conquistando milhões de visualizações. O Tik Tok é a rede social com o maior número de citações relacionadas à data (52%), seguida pelo Instagram (26%), graças a publicações temáticas, como receitas e desafios em que usuários reproduzem ou reinventam pratos de forma divertida, trazendo elementos da culinária brasileira e simbolismos do Halloween que se tornam verdadeiros espetáculos visuais.
Festa ganha valor afetivo, com novas gerações como principais entusiastas
O estudo também revelou que o Halloween foi ressignificado no Brasil, adquirindo um caráter emocional graças à sua capacidade de reunir pessoas por meio da imaginação, convivência e criação de memórias afetivas. Assim como o Natal, a data desperta sentimentos de aconchego, encantamento e união, representando o início do ciclo de festas de fim de ano, e tem a culinária como um elemento de conexão e fortalecimento de laços entre famílias, amigos e grupos.
O levantamento foi realizado entre outubro de 2023 e outubro de 2025 a partir de um mapeamento detalhado de menções espontâneas ao tema no Tik Tok, Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Bluesky. O objetivo foi identificar tendências, padrões de comportamento e mobilizações dos brasileiros em relação ao Halloween no país. Ao todo, foram analisadas 579.562 citações sobre o assunto nas redes sociais.
Além disso, dados complementares do TGI contribuíram para identificar como o fenômeno se manifesta em diferentes públicos. De acordo com o estudo, 44% da população nacional já tem interesse em comemorar a data. Jovens são os mais dedicados à festa, com a Geração Z (36%) e Millennials (34%) apresentando maior afinidade com o tema e impulsionando o engajamento nas redes sociais. A Geração X (19%) e os Baby Boomers (11%) tem uma aderência menor, mas significativa, indicando que o Halloween vem crescendo como fenômeno intergeracional.
Sobre Qualy
Qualy é a margarina preferida dos brasileiros, líder de mercado, TOP OF MIND pelo 20º ano consecutivo, marca icônica e está presente em 8 de cada 10 lares brasileiros, em momentos como o café da manhã, lanche da tarde e em diversas receitas culinárias. A marca, que leva constantemente inovação para a categoria, tem o portfólio mais completo de margarinas, com as versões: Cremosa, Vita (fonte de Ômega 6), Light 0% Lactose (55% menos calorias), Aéra (de textura levinha) e Vegê (100% vegetal e ingredientes naturais). Além de estar presente também nas categorias Requeijão e Pão de Queijo. Para Qualy, sustentabilidade não é só reciclar, é também reutilizar. Qualy incentiva a reutilização de cada pote, através do movimento #ReuseQualy, promovido em seus canais digitais. Além disso, em parceria com a eureciclo, a cada pote vendido, outro é reciclado.
Sobre Claybom
Claybom é uma marca que está presente na mesa dos brasileiros desde 1950. Com mais de 70 anos de história, Claybom tem em seu portfólio as versões: Cremosa com e sem sal, e a Sabor Manteiga com sal. Em 2023, lançou uma nova receita para todos os produtos que agora contam com creme de leite para mais sabor e cremosidade e um novo time de meninas NHAC! Em 2007, foi comprada por Perdigão e passou a fazer parte do grupo MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
Sobre Deline
Desenvolvida pensando no público nordestino, a margarina Deline é a opção perfeita para a elaboração de diversos tipos de receitas, sejam salgadas, doces, para um almoço especial ou para uma receita rápida do café da tarde. Com a versatilidade e com seu sabor característico, Deline deixa os momentos compartilhados com a família e com os amigos ainda mais especiais. A flor de Mandacaru, ícone do Nordeste brasileiro, marca presença na embalagem da Deline, reforçando ainda mais a ligação da marca com o consumidor.
Sobre a Perdigão
A Perdigão está presente na casa do consumidor há mais de nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Sabor de Comer Juntos’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.
Sobre a Sadia
Marca de alimentos mais valiosa do país, Top of Mind em linguiça calabresa e ceia de Natal em 2025 e eleita a marca mais confiável do país em 2023, está presente na mesa dos consumidores desde a década de 1940. Com o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, a marca reforça sua vocação de parceria dos brasileiros em todos os seus momentos, dos cotidianos aos mais especiais. O DNA pioneiro e sua forte presença nos pontos de venda, com um portfólio de produtos completo para todas as refeições e momentos, trazem qualidade e sabor para as rotinas alimentares, sejam elas quais forem.













