🔥 VAGAS DE EMPREGO
Buscando vagas recentes...


GUIA DE SERVIÇOS DO TRIBUNA OURINHENSE


Cidade de Ourinhos completa 107 anos neste sábado, 13 de dezembro

Neste sábado, 13, Ourinhos completará 107 anos de existência e nesta data tão especial para todos aqueles nascidos aqui, bem como aqueles que vieram de outras cidades e estados e se tornaram “ourinhenses de coração”, muitos destes que formaram famílias e “adotaram” a cidade, decidindo viver aqui o restante de suas vidas, vamos contar um pouco sobre a origem de Ourinhos que é conhecida como a cidade de um “povo com coração de ouro” e suas principais características.     

Ourinhos conta atualmente com 106. 911 habitantes, segundo a última atualização do Censo do IBGE, divulgada neste ano. 

--- Publicidade ---

Ourinhos é o 73º município mais populoso do estado de São Paulo e um dos mais importantes do centro-oeste paulista.

A 370 km de distância da capital, a cidade conta com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.

A cidade se destaca também em seus eventos, como a FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos), que é realizada anualmente no mês de junho e é considerada como um dos maiores eventos do ramo no país.

O município foi emancipado de Salto Grande na década de 1910 e seu nome é uma referência ao antigo município de Ourinho, hoje a cidade de Jacarezinho, no estado do Paraná.

Com 106 anos de história, Ourinhos possui como principal atividade econômica o comércio. No setor da agricultura, destaca-se o cultivo da cana-de-açúcar, da soja e do milho.

A Cultura também é um dos pontos fortes de Ourinhos que possui o Centro Cultural Tom Jobim, inaugurado em 2003, composto pela Escola de Música, Bailado e Teatro.   

Programação de Aniversário

Em comemoração aos 107 anos de existência da cidade, a prefeitura realizará diversos eventos durante este mês, dentre os quais se destacam os seguintes:

A apresentação “O reino dos Doces”, da Escola Municipal de Bailado será a programação do domingo (14) na Praça Mello Peixoto. Entre os dias 17 e 20, a Escola Municipal de Música segue com a programação de shows na Praça, com apresentações do Coral e Orquestra (dia 17 e 18, às 20h), da Big Band (dia 19, às 20h) e dos grupos de Cordas, Seresta e Choro (dia 20, às 15h).

--- Publicidade ---

Encerrando a programação especial, entre os dias 21 a 23 de dezembro, artistas locais ocuparão o palco principal na Praça Mello Peixoto, trazendo diferentes gêneros musicais para a população se entreter enquanto realiza as últimas compras.

A Praça Mello Peixoto estará iluminada com luzes da decoração especial, além da presença do Papai Noel, que permanecerá na Praça para atendimento às crianças todos as noites até o dia 23.

ESPORTE
A cidade de Ourinhos também receberá a sexta edição da Corrida Noturna, organizada pela AOBE. A corrida de 6km será no aniversário de Ourinhos, dia 13 de dezembro, com saída da Praça dos Burgueses às 19h00. As inscrições ainda estão abertas até o dia 08, no site https://streetracebrasil.com.br/ .

--- Publicidade ---

FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA
Durante a programação de Natal, cerca de 20 expositoras da Feira das Artes, Instituto Feira da Resistência, Feito à Mão e Casa do Artesão estarão na Praça Mello Peixoto vendendo seus produtos e com opções de alimentação. 

História de Ourinhos

Ourinhos com todas as características dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo – o colono italiano – conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado.
Conta sua história que Jacintho Ferreira de Sá vindo de Santa Cruz do Rio Pardo, adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1.908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica.
De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1.915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 13 de Dezembro de 1918, cuja instalação se deu a 20 de março de 1.919.
Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1.938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada. Dentre os primeiros moradores do município citam-se os senhores Heráclito Sândano, Francisco Lourenço, Manoel Soutello, Abuassali Abujamra, Benedito Ferreira, Angelo Christoni, José Felipe do Amaral e Isordino Cunha.

Formação Administrativa

--- Publicidade ---

Distrito criado com a denominação de Ourinhos, pela Lei Estadual n.º 1.484, de 13-12-1915, subordinado ao município de Salto Grande.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ourinhos, pela Lei n.º 1.618, de 13-12-1918, desmembrado do município de Salto Grande. Sede no atual distrito de Ourinhos. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-03-1919.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído o distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISITADOS