O Hospital das Clínicas (HC) de Bauru (SP) conquistou a certificação de hospital de ensino do Ministério da saúde, permitindo que a instituição atue na formação de profissionais de saúde nos níveis de estágio, internato e residência.
A assinatura do certificado ocorreu na quarta-feira (28), no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. O ato foi realizado pelo secretário de Gestão do Trabalho e da educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
Além do HC de Bauru, receberam a certificação o Hospital Sofia Feldman, o Complexo Hospitalar Mater Dei (MG), o Hospital Universitário de Vassouras (RJ), o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (RJ) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG). Essas são as primeiras certificações concedida pelo Ministério desde 2021.
- Veja os vídeos mais acessados no g1
O selo reconhece as unidades como um espaço estratégico em que assistência, ensino, gestão, pesquisa e comunidade passam a operar de forma integrada, fortalecendo a formação de profissionais alinhados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também:
Entre as exigências para a certificação estão a existência de um programa de residência médica e de uma faculdade vinculada à instituição. A certificação está alinhada ao programa Agora Tem Especialistas (ATE) do Ministério da Saúde.
“Essa conquista é resultado de um trabalho coletivo, organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina de Bauru, e do comprometimento das equipes assistenciais, administrativas e de ensino, reafirmando o papel do hospital como referência regional em assistência, ensino e compromisso público com a saúde”, afirmou ao g1 o Diretor geral do HC de Bauru, Dr. Júlio César Garcia de Alencar.
Atualmente, o Brasil conta com 204 hospitais de ensino, sendo 101 na região Sudeste, 43 no Sul, 36 no Nordeste, 10 no Norte e 14 no Centro-Oeste.
Como funciona a certificação
Os seis hospitais receberam a Certificação Nível 1, que reconhece a compatibilidade institucional entre ensino e serviço e a criação de um ambiente de prática e aprendizado.
Essa é a primeira etapa para solicitar a Certificação Nível 2, que exige avaliação presencial dos ministérios da Saúde e da Educação e garante o reconhecimento pleno como hospital de ensino.
A certificação assegura que os hospitais cumpram critérios de qualidade no atendimento, tenham estrutura adequada e corpo docente qualificado, oferecendo melhores experiências práticas aos estudantes e contribuindo para um SUS mais forte e efetivo.
Além disso, garante que estudantes e residentes tenham experiência prática no SUS, aprendam a importância do cuidado humanizado e sejam preparados para atuar como profissionais competentes e alinhados às necessidades da população.
- --- Publicidade ---
Ex-vereador de Pirajuí é preso por receptação após polícia encontrar fios furtados em ferro-velho
Fonte Original: G1 Bauru e Marília












