
O ano de 2025 foi especialmente positivo para a segurança no Estado de São Paulo. Ao todo, 289 cidades, representando 45% do total, fecharam o ano sem nenhum homicídio. Este é o maior número de municípios “zerados” desde 2021, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Entre os municípios mais próximos de Ourinhos, que não tiveram nenhum assassinato no ano passado se destaca a cidade de Ribeirão do Sul. Além dela, apenas mais 5 não registraram nenhum homicídio em 2025: Chavantes, Cândido Mota, Ibirarema, São Pedro do Turvo e Canitar.
Cidades sem roubo
Além disso, 174 cidades também terminaram o ano sem registros de roubos. No geral, o Estado de SP registrou o menor número de homicídios da história: 2.438 casos, uma queda de 3% em relação a 2024.
Leia também:
Cidades há 25 anos sem homicídios
Em um cenário onde a segurança pública é um desafio diário, dois pequenos municípios da região Oeste de São Paulo alcançaram uma marca histórica: Pracinha e São João do Pau d’Alho completaram 25 anos sem registrar um único homicídio doloso, em 2025.
Os dados são do levantamento da série histórica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que acompanha as ocorrências desde 2001.
No recorte mais amplo desses 25 anos, apenas oito das 645 cidades paulistas mantêm o índice zero de assassinatos. No Centro-Oeste Paulista, Cruzália e Fernão fazem parte desta lista, enquanto no Noroeste do estado, Dolcinópolis, Santa Salete e Turiúba completam o grupo.










