
Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos, realizada ontem (18), o presidente Cícero Investigador colocou em pauta dois importantes requerimentos que cobrando transparência e investimentos na área de trânsito e segurança da cidade.
Por meio do Requerimento nº 1166/2025, o vereador solicita informações detalhadas sobre os valores arrecadados com multas de trânsito entre 1º de abril e 14 de agosto de 2025, bem como a relação dos investimentos e as áreas de aplicação desses recursos.
Já no Requerimento nº 1167/2025, Cícero cobra informações da administração municipal sobre o cumprimento do artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro, que determina o repasse de 5% do valor das multas para o fundo nacional destinado à segurança e à educação de trânsito, enquanto os demais 95% devem ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação no trânsito.
O presidente destacou que a legislação é clara: os recursos não se destinam apenas à pintura de solo, placas ou lombadas, mas também à modernização do policiamento, capacitação e aquisição de uniformes e equipamentos para os agentes de trânsito e para a Guarda Civil Municipal, além de campanhas educativas e ações estruturantes.
Cícero Investigador fez um duro pronunciamento denunciando o abandono da GCM, que, após três anos e meio, ainda utiliza os mesmos uniformes do dia de sua formatura.
“É inadmissível que profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população de Ourinhos não tenham sequer a reposição de seus uniformes. Soube de uma situação em que uma GCM teve a calça rasgada em ambiente público, precisando se esconder constrangida. Isso é reflexo direto da falta de investimento, do descaso e da falta de prioridade desta gestão”, afirmou.

O presidente reforçou que não se trata apenas de questão estética ou de conforto, mas de dignidade, respeito e valorização dos profissionais.
“Temos homens e mulheres que honram a farda, mas é dever da Administração garantir as condições mínimas para o exercício de excelência de suas funções. Deixo aqui meu apelo para que o prefeito olhe com mais carinho para a nossa GCM e para a aplicação correta dos recursos oriundos das multas. Esse dinheiro é da população e precisa retornar em forma de segurança e qualidade de vida”, concluiu Cícero Investigador.
Pedido atendido: lombadas instaladas no Jardim América
Ainda durante a Sessão, Cícero anunciou que havia acompanhado pela manhã o atendimento de um Requerimento, que solicitava a colocação de dois quebra-molas no Jardim América. “Isso sim é prestação de serviço à comunidade. Um investimento que a população esperava há muito tempo. Oito meses de governo e nada havia sido feito, inclusive na semana passada precisei fazer uma dura cobrança. Conversei hoje com os moradores da Av. Fausto Matachana e todos se mostraram muito felizes com essa medida, que garante mais segurança e tranquilidade no local”, ressaltou o presidente da Câmara.
