Cidade de Ourinhos completa 107 anos neste sábado, 13 de dezembro

Neste sábado, 13, Ourinhos completará 107 anos de existência e nesta data tão especial para todos aqueles nascidos aqui, bem como aqueles que vieram de outras cidades e estados e se tornaram “ourinhenses de coração”, muitos destes que formaram famílias e “adotaram” a cidade, decidindo viver aqui o restante de suas vidas, vamos contar um pouco sobre a origem de Ourinhos que é conhecida como a cidade de um “povo com coração de ouro” e suas principais características.     

Ourinhos conta atualmente com 106. 911 habitantes, segundo a última atualização do Censo do IBGE, divulgada neste ano. 

Ourinhos é o 73º município mais populoso do estado de São Paulo e um dos mais importantes do centro-oeste paulista.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

A 370 km de distância da capital, a cidade conta com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.

A cidade se destaca também em seus eventos, como a FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos), que é realizada anualmente no mês de junho e é considerada como um dos maiores eventos do ramo no país.

O município foi emancipado de Salto Grande na década de 1910 e seu nome é uma referência ao antigo município de Ourinho, hoje a cidade de Jacarezinho, no estado do Paraná.

Com 106 anos de história, Ourinhos possui como principal atividade econômica o comércio. No setor da agricultura, destaca-se o cultivo da cana-de-açúcar, da soja e do milho.

A Cultura também é um dos pontos fortes de Ourinhos que possui o Centro Cultural Tom Jobim, inaugurado em 2003, composto pela Escola de Música, Bailado e Teatro.   

Programação de Aniversário

Em comemoração aos 107 anos de existência da cidade, a prefeitura realizará diversos eventos durante este mês, dentre os quais se destacam os seguintes:

A apresentação “O reino dos Doces”, da Escola Municipal de Bailado será a programação do domingo (14) na Praça Mello Peixoto. Entre os dias 17 e 20, a Escola Municipal de Música segue com a programação de shows na Praça, com apresentações do Coral e Orquestra (dia 17 e 18, às 20h), da Big Band (dia 19, às 20h) e dos grupos de Cordas, Seresta e Choro (dia 20, às 15h).

Encerrando a programação especial, entre os dias 21 a 23 de dezembro, artistas locais ocuparão o palco principal na Praça Mello Peixoto, trazendo diferentes gêneros musicais para a população se entreter enquanto realiza as últimas compras.

A Praça Mello Peixoto estará iluminada com luzes da decoração especial, além da presença do Papai Noel, que permanecerá na Praça para atendimento às crianças todos as noites até o dia 23.

ESPORTE
A cidade de Ourinhos também receberá a sexta edição da Corrida Noturna, organizada pela AOBE. A corrida de 6km será no aniversário de Ourinhos, dia 13 de dezembro, com saída da Praça dos Burgueses às 19h00. As inscrições ainda estão abertas até o dia 08, no site https://streetracebrasil.com.br/ .

FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA
Durante a programação de Natal, cerca de 20 expositoras da Feira das Artes, Instituto Feira da Resistência, Feito à Mão e Casa do Artesão estarão na Praça Mello Peixoto vendendo seus produtos e com opções de alimentação. 

História de Ourinhos

Ourinhos com todas as características dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo – o colono italiano – conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado.
Conta sua história que Jacintho Ferreira de Sá vindo de Santa Cruz do Rio Pardo, adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1.908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica.
De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1.915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 13 de Dezembro de 1918, cuja instalação se deu a 20 de março de 1.919.
Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1.938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada. Dentre os primeiros moradores do município citam-se os senhores Heráclito Sândano, Francisco Lourenço, Manoel Soutello, Abuassali Abujamra, Benedito Ferreira, Angelo Christoni, José Felipe do Amaral e Isordino Cunha.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ourinhos, pela Lei Estadual n.º 1.484, de 13-12-1915, subordinado ao município de Salto Grande.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ourinhos, pela Lei n.º 1.618, de 13-12-1918, desmembrado do município de Salto Grande. Sede no atual distrito de Ourinhos. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-03-1919.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído o distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados