Problema foi registrado na rua Rodrigo Romeiro, no bairro Higienópolis, menos de um mês após buraco ter engolido dois veículos.

Um novo vazamento de água foi identificado nesta terça-feira (12) na rua Rodrigo Romeiro, no bairro Higienópolis, em Bauru (SP). É o quarto registro no mesmo endereço desde que o asfalto cedeu e formou uma cratera que engoliu carros, há menos de um mês.
De acordo com informações apuradas pela TV TEM, o problema ocorreu em um ramal, ou seja, um cano inativo por onde passava água trincou com o peso das máquinas. A equipe do Departamento de Água e Esgoto (DAE) precisou fazer a substituição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/B/wcWfqHQMGhJg1AvljkyA/4.jpg)
Bauru registra 4º vazamento de água no mesmo ponto onde cratera engoliu carros — Foto: Gabriel Sato/TV TEM
O DAE havia concluído as obras na rua no dia 6 de agosto. A Secretaria de Infraestrutura já havia aplicado a primeira camada de asfalto e aguardava a secagem para colocar a segunda. No intervalo entre as etapas, o vazamento foi detectado.
Na segunda-feira (11), funcionários do DAE foram ao local para trocar o tampão de um poço e perceberam o problema. Moradores já tinham notado que o solo estava fofo e com sinal de infiltração. A vistoria nesta terça-feira confirmou que o ramal estava quebrado.
A equipe identificou que o cano era antigo e fazia parte de uma rede com mais de 50 anos, provavelmente instalada quando ainda havia casas na região. Como estava inativo, não suportou o peso do maquinário e trincou.
Segundo o DAE, o reparo será finalizado e o buraco fechado ainda nesta terça-feira, e a Secretaria de Infraestrutura deve aplicar novo asfalto na quarta-feira (13). Até a publicação desta reportagem, a rua permanecia parcialmente interditada. O abastecimento de água não foi prejudicado, e a previsão é de que o trânsito seja liberado até o fim da semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/D/6T8VrnT2uaCQEmrekpBQ/3.jpg)
Bauru registra 4º vazamento de água no mesmo ponto onde cratera engoliu carros — Foto: Gabriel Sato/TV TEM
Relembre o caso
No fim de julho, dois carros foram engolidos após o asfalto ceder em dois trechos da via.
O primeiro caso aconteceu no dia 20, na quadra 5, em frente a um prédio residencial. Uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro de luxo vai parar dentro de uma cratera (veja abaixo).
Dois dias depois, em 22 de julho, a equipe da TV TEM flagrou o momento em que outro veículo foi arrastado para dentro de cratera, na quadra 6.
Ambas as quadras haviam sido liberadas recentemente após serviços de pavimentação.
Asfalto cede e engole carro dois dias após afundamento na mesma rua em Bauru (SP) — Foto: Gabriel Pelosi/TV Tem
Na semana seguinte aos incidentes, a prefeitura iniciou uma força-tarefa com uso de maquinário pesado. A tubulação de drenagem de águas pluviais foi substituída por material plástico mais resistente.
A recomposição do solo e a nova pavimentação foram programadas para ocorrer até o início de agosto.
Apesar do novo asfalto ter sido aplicado na quadra 6, o trecho voltou a apresentar problemas em 2 de agosto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/E/VyDPxkSOWezdx5E8LVOA/g1-90-.jpg)
Carro de luxo caiu em cratera após asfalto ceder em Bauru (SP), em 20 de julho — Foto: Gabriel Pelosi/TV Tem
Questionado pela TV TEM, o DAE informou que o afundamento foi causado pela acomodação do solo e que não havia vazamento no local. A reforma da guia e da sarjeta foi marcada para segunda-feira (4).
Mesmo após os reparos, um novo vazamento foi registrado na segunda-feira (4), na quadra 5, durante os trabalhos de compactação do solo.
De acordo com o DAE, “o vazamento surgiu durante os trabalhos realizados pela Secretaria de Infraestrutura, de compactação do solo na quadra 5. O vazamento de água na rede de duas polegadas foi identificado por volta das 14h30 de hoje e reparado pela equipe técnica do DAE por volta das 16h. Vazou na conexão entre as tubulações e foi ajustado em 15 minutos de trabalho, bem rápido”.
Ainda na segunda, o diretor de Infraestrutura havia informado que a previsão era liberar o trânsito na rua até a noite de 6 de agosto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/Y/Tsd1ZbRraUNfZWpmPuaw/bau-tn2-060825-frame-58857.jpeg)
Rua Rodrigo Romeiro é liberada para o trânsito, mas aplicação do asfalto fica para a próxima semana — Foto: TV TEM/Reprodução